> BLOG DO PASTOR ÉRICO > ESTUDOS SOBRE O PECADO E AS 4 LEIS ESPIRITUAIS
BLOG DO PASTOR ÉRICONOVIDADES

ESTUDOS SOBRE O PECADO E AS 4 LEIS ESPIRITUAIS

ESTUDOS BÁSICOS PARA DISCIPULADO:

O PECADO

A CONCEITUAÇÃO DE PECADO: Desobedecer a Deus, errar o alvo.

 O PECADO AFETOU TODA A HUMANIDADE: Rm 3:23: “pois todos pecaram e carecem da glória de Deus,”

 O PECADO ENTROU NO MUNDO ATRAVÉS DA DESOBEDIÊNCIA DE ADÃO, TRAZENDO MORTE E CONDENAÇÃO A TODOS OS HOMENS: Rm 5:12: “Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram.”

CONSEQUÊNCIA DO PECADO (MORTE):  Rm 6:23: “porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.”

 O PECADO NOS SEPARA DE DEUS: Is 59:2: “Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça.”

 NÃO SE DEVE ESCONDER PECADOS: Sl 32:3: “Enquanto calei os meus pecados, envelheceram os meus ossos, pelos meus constantes gemidos todo o dia.

 O PECADO NÃO CONFESSADO NÃO NOS DEIXA CRESCER ESPIRITUALMENTE: Pv 28:13: “O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia.”

 DEVEMOS CONFESSAR OS PECADOS: 1Jo 1:9: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.”

 O PECADO DEVE SER CONFESSADO AOS IRMÃOS: Tg 5:16: “Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo.”

O JUÍZO

Julgamento dado por Deus,usando a sua própria Lei, para condenar os pecadores que não foram justificados por Cristo.

 O JUÍZO DE DEUS ESTÁ SOBRE OS QUE DETÊM A VERDADE DE DEUS,PARA ANDAR EM SUA PRÓPRIA VERDADE (INJUSTIÇA):  Rm 1:18: “A ira de Deus se revela do céu contra toda impiedade e perversão dos homens que detêm a verdade pela injustiça;”

 O JULGAMENTO PARA A CONDENAÇÃO É PARA OS QUE NÃO CRERAM NA VERDADE DE DEUS  (BÍBLIA)  E ANDARAM SEGUNDO OS SEUS PRÓPRIOS CAMINHOS: Rm 2:2: “Bem sabemos que o juízo de Deus é segundo a verdade contra os que praticam tais coisas.”

SÓ UM TIPO DE PECADOR QUE NÃO SERÁ SALVO; O QUE ENDURECE O CORAÇÃO (QUE NÃO SE ARREPENDE DOS SEUS PECADOS): Rm 2:5: “Mas, segundo a tua dureza e coração impenitente, acumulas contra ti mesmo ira para o dia da ira e da revelação do justo juízo de Deus,”

 O PECADO DE ADÃO TROUXE CONDENAÇÃO A TODOS OS HOMENS;E CRISTO ANULOU ESSA CONDENAÇÃO: Rm 5:18: “Pois assim como, por uma só ofensa, veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também, por um só ato de justiça, veio a graça sobre todos os homens para a justificação que dá vida.”

 DEVEMOS TEMER A DEUS, PORQUE ELE É UM DEUS VIVO: Hb 10:31: “Horrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo.”

 NÃO EXISTE SALVAÇÃO PARA OS QUE MORRERAM SEM CRISTO: Hb 9:27: “E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo,”

  CONDENAÇÃO

Punição aplicada a todos os que andaram em desobediência a Deus,sendo assim culpados por seus atos e condenados ao inferno.

 TODOS ESTÃO CONDENADOS POR CAUSA DO PECADO DE ADÃO: (Além dos seus pecados próprios) Rm 5:16: “O dom, entretanto, não é como no caso em que somente um pecou; porque o julgamento derivou de uma só ofensa, para a condenação; mas a graça transcorre de muitas ofensas, para a justificação.”

 TODOS OS QUE CREEM E SEGUEM A CRISTO ESTÃO LIVRES DA CONDENAÇÃO: Rm 8:1: “Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus.”

 A CONDENAÇÃO É PARA OS QUE NÃO CREEM NO SACRIFÍCIO DE CRISTO: Mc 16:16: “Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado.” (pelos seus pecados)

 GRAÇA

Favor imerecido.

 NINGUÉM MERECE A SALVAÇÃO: Ef 2:8-9: “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não vem de obras, para que ninguém se glorie.”

 O PECADO NOS SEPAROU DE DEUS; MAS A GRAÇA É MUITO MAIOR DO QUE O PECADO: Rm 5:15: “Todavia, não é assim o dom gratuito como a ofensa; porque, se, pela ofensa de um só, morreram muitos, muito mais a graça de Deus e o dom pela graça de um só homem, Jesus Cristo, foram abundantes sobre muitos.”

 É PELA FÉ QUE RECEBEMOS A GRAÇA: Rm 5:2: “por intermédio de quem obtivemos igualmente acesso, pela fé, a esta graça na qual estamos firmes; e gloriamo-nos na esperança da glória de Deus.”

 DEVEMOS CONFESSAR A JESUS COMO SENHOR PARA RECEBERMOS A SALVAÇÃO: Rm 10:9: “Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.”

 SÓ HÁ SALVAÇÃO PARA OS QUE SE HUMILHAM: Sl 18:27: “Porque tu salvas o povo humilde, mas os olhos altivos, tu os abates.”

 JUSTIFICAÇÃO

 Ato que livra o pecador da culpa e da condenação,e o torna justo e sem culpa diante de Deus,através da fé em Cristo Jesus.

 A JUSTIFICAÇÃO É PARA OS QUE CREEM: Rm 3:26: “tendo em vista a manifestação da sua justiça no tempo presente, para ele mesmo ser justo e o justificador daquele que tem fé em Jesus.”

 É POR MEIO DA FÉ QUE SOMOS JUSTIFICADOS PARA A OBEDIÊNCIA(OBRAS) E NÃO OBEDECER PARA SER JUSTIFICADOS: Rm 3:28: “Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé, independentemente das obras da lei.” Ef.2:10 – “Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.”

 É POR MEIO DA FÉ QUE SOMOS JUSTIFICADOS: Rm 5:1: “Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo;”

 É POR MEIO DA JUSTIFICAÇÃO QUE SOMOS SALVOS DA IRA DE DEUS: Rm 5:9: “Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira.”

 SÓ É JUSTIFICADO QUEM DECIDIU MORRER PARA O PECADO, QUEM DECIDIU ANDAR EM CRISTO: Rm 6:7: “porquanto quem morreu está justificado do pecado.”

 SANTIFICAÇÃO

 União com Cristo e separação do pecado.

 ENQUANTO ESTIVERMOS ANDANDO NO ESPÍRITO,A CARNE É MORTIFICADA,E POR ISSO NÃO PRECISAMOS OBEDECÊ-LA: Gl 5:16: “Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne.”

 A SANTIFICAÇÃO É FUGIR DO PECADO E BUSCAR AS COISAS DE DEUS: Cl 3:1: “Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus.”

 SEM SANTIFICAÇÃO NÃO HÁ SALVAÇÃO: Hb 12:14: “Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor,”

 PARA TERMOS UMA VIDA NOVA EM CRISTO DEVEMOS LARGAR AS COISAS ANTIGAS: 2Co 5:17: “E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.”

 SÓ PODEMOS DESTRUIR O PECADO SE ESTIVERMOS UNIDOS COM CRISTO: Rm 6:6: “sabendo isto: que foi crucificado com ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos;”

 NÃO ADIANTA SOMENTE ESTUDAR A BÍBLIA, TEMOS QUE PRATICÁ-LA: Tg 1:22: “Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.”

 SÓ É SANTO AQUELE QUE ANDA COM JESUS CRISTO: 1Pe 1:15: “pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento.”

AS QUATRO LEIS ESPIRITUAIS

     Costuma-se designar por este termo (4 Leis Espirituais) uma espécie de resumo do que é importante para a salvação eterna de uma pessoa, segundo a colocação da Bíblia. É evidente que o assunto pode ser aprofundado teologicamente em muito. Mas como Deus deseja que todos sejam salvos (1Tm 2:4), Ele pode conseguir, através desse mínimo,revelar a qualquer pessoa o Seu Plano de Salvação, que vem a ser para nós humanos o assunto mais essencial de toda a Bíblia.

 Enunciadas resumidamente, essas 4 Leis Espirituais são as seguintes:

1°) TODOS SÃO PECADORES: -Rm.3:10,23 – A realidade do ser humano perante Deus: Toda a raça humana degenerada, o ser humano nascido em pecado e pecando em toda a sua existência. Total incapacidade de uma pessoa ser boa por si só perante Deus.

2°) O SALÁRIO DO PECADO É A MORTE: -Rm.6:23 – Devido ao fato de Deus ser Justo,Ele não pode negar a sua natureza de Justiça. Em conseqüência, quem estiver em pecado não poderá ver nunca a Deus. O Juízo final será totalmente Justo e Deus condenará cada um à morte eterna, onde cada pessoa pagará a pena que seus pecados merecem. Para sempre. Por isso todos seriam condenados.

3°) JESUS MORREU POR CADA PESSOA: -Jo.3:16  e Rm 6:23 – O amor de Deus por toda a raça humana fez com que Ele enviasse seu próprio Filho Jesus Cristo para morrer na Cruz,pagando os pecados de cada pessoa perante a justiça de Deus.

4°) É NECESSÁRIO QUE CADA PESSOA CREIA EM JESUS: -Rm. 10:9,10 – embora o remédio de Deus seja eficaz, é necessário tomá-lo. Cada pessoa que quiser a salvação terá que vir a Jesus e reconhecê-lo como Senhor da sua vida, entregando-se a Ele. Por essa decisão individual aquele sacrifício na cruz valerá por essa pessoa e ela será aceita por Deus e salva por toda a eternidade.

       O sacrifício de Jesus na Cruz é  eficaz e válido para pagar perante a justiça de Deus os pecados de todas as pessoas. Mas é necessário que se tome posse desse efeito salvador da morte de Jesus. É necessário que cada pessoa reconheça seu estado de pecado e perdição, se arrependa e se renda a Jesus como Senhor. Essa decisão precisa ser tomada e essa mensagem precisa ser pregada (Rm.10:14).

Obs.: Leia e estude esses assuntos. Após isso, faça um estudo de tudo isso com cada pessoa que você está evangelizando e discipulando. Se ela ainda não tomou a decisão de ter Jesus como Senhor, ajude-a a tomar essa decisão e ore com ela, entregando a Deus essa decisão. Depois disto, comece a discipular essa pessoa.

Pr. Érico Rodolpho Bussinger

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *